INDIVIDUAÇÃO NA BÍBLIA

 

FOTO DE UMA BÍBLIA


O PROCESSO DE LIMPEZA PSÍQUICA E INDIVIDUAÇÃO NA PASSAGEM BÍBLICA DE Mt, CAP 3, 11

 

Como Jung bem defendia se quisermos compreender bem psicologia estudemos a bíblia. 

 

Assim está escrito: 

 

"Eu vos batizo com água, para arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espirito Santo e com fogo". (Mt. 3,11)

    

O espírito santo, segundo Jung descreve em seu livro:  Interpretação Psicológica do Dogma da Trindade, se fundamenta essencialmente na capacidade de trazer conteúdos da psique inconsciente a consciência e que promove a individuação do sujeito.


Nessa passagem onde é descrito que João batiza com a água tem relação com os conteúdos da grande mãe que é o inconsciente, tanto pessoal como coletivo.


Para toda transformação se exige o exame dos conteúdos inconscientes e simbólicos do mundo dos sonhos, através dele pode-se promover a limpeza da psique.


O confronto com a sombra é doloroso mais proporciona ações que equilibram a nossa psique.


João na interpretação psicológica relaciona-se a mãe ou aspecto feminino da nossa mente, é o inconsciente, é a intuição é o plano emocional que nos faz mergulhar nas camadas mais profundas de nós mesmos e promover mudanças.


Em contrapartida, o batismo pelo fogo, refere-se a imagem de Cristo e psicologicamente representa a sabedoria que é adquirida após integrar os conteúdos psíquicos inconscientes a consciência.


Após esse processo o indivíduo adquire sabedoria que é simbolizado pelo fogo. 


Essa sabedoria pode referir-se a sabedoria em interpretar os simbolismos dos sonhos, que ao passar do tempo nos proporciona autoconhecimento profundo sobre nós mesmos.


Se você gosta de estudar a bíblia de forma mais literal e simbólica, então acompanhe a página que criamos somente de interpretações bíblicas sob a óptica psicológica! Acesse Psicologia e bíblia


Não deixe de nos seguir nas redes sociais!




Postar um comentário

0 Comentários