SIMBOLISMO DA JUMENTA

 

FOTO DE UMA JUMENTA

O SIMBOLISMO DA JUMENTA E DO ASNO: HUMILDADE E IGNORÂNCIA


O Grafite de Alexamenos é famoso por ser um dos primeiros a representar a crucificação de Jesus.


Nesse grafite a figura de cristo é retratada com o corpo humano mas com a cabeça de um asno.


Se por um lado a jumenta representa a humildade, o servir ao outro, o asno está ligado a ignorância e como representação de algo com inteligência inferior, estupidez, a preguiça, a teimosia e a incompetência.


Nos referimos na maioria das vezes como uma palavra pejorativa, para nos referimos a tolice.


Na simbologia, o asno teria ligação com saturno, considerada a estrela de Israel, e por sua vez representa o próprio sacrifício.


Já o jumento representaria a humilhação. 


Pois bem, se Jesus era o rei de seu tempo e montava uma jumenta, isso tem um valor simbólico e psicológico de grande valor e é um ensinamento que muitos reis depois dele não fizeram e  por isso mesmo caíram de suas "jumentas" ou tronos!


Na bíblia, Jesus não monta um cavalo, mas sim uma jumenta,  aqui representa a humildade e o serviço que prestamos ao outro para manter o equilíbrio psíquico.


Se o simbolismo do rei em seu aspecto benéfico significa a nobreza, a lealdade e a honraria o aspecto negativo, por sua vez, representa a arrogância, o autoritarismo e o egoísmo.


A jumenta por isso vem para trazer o significado de seu oposto como forma de promover uma compensação.


Da mesma forma, seria uma união da parte masculina, representada pela figura do rei e da parte feminina, pela característica feminina de humildade. 


Já o asno em seu aspecto negativo remete a ignorância e não atoa o grafite de Alexamenos, quando retrata Cristo na cruz, em forma de asno.


Ela não fala somente sobre sua visão sobre aquele homem mas sobre si mesmo e sobre toda uma coletividade que viveu naquele tempo.


Ali está retratado não só o homem considerado um tolo e estúpido por alguns, mas ao mesmo tempo o humilde servidor que morreu na cruz.


Representa também a ignorância retratada pela intolerância religiosa daquele que fez o grafite e da intolerância social que permeava os tempos de cristo, retratados por perseguições vorazes contra os cristãos. 


A intolerância religiosa é um mal e está cada vez mais presente em nosso século, em nosso país, em nossa cidade.


Ela nos traz uma importante lição: Que transformemos nosso lado "asno" em nosso lado "jumentas", para que em vez da ignorância, tenhamos a humildade, inclusive para reconhecer nossas próprias ignorâncias, esse é o simbolismo para nossos tempos.  


Acesse nossa página e confira as interpretações psicológicas da bíblia Interpretações de passagens bíblicas




Postar um comentário

0 Comentários